Ao trabalhar no campo, os manuseios corretos dos equipamentos se tornam fundamentais para a manutenção e melhoria dos processos. Para atender essa demanda do produtor rural, o Sistema Faemg Senar oferece o curso de Operador de Motosserra/Operação e Manutenção, que aborda temas como Segurança Individual e Coletiva, Meio Ambiente, Registros da Motosserra, Manutenção Preventiva, Prática de Derrubada e Tração.
Em parceria com o Clube do Galope de Turmalina, a turma de oito alunos se capacitou. O instrutor, Helio Tosatti, contou com orgulho que “os participantes atingiram a expectativa de entendimento do conteúdo programático e foram aprovados”. Segundo ele, os novos profissionais saíram prontos para o mercado de trabalho.
Os conhecimentos adquiridos durante as aulas também podem ser úteis em outras situações do dia a dia, como disse Filemom Alves. Depois do curso, ele consertou a sua roçadeira e, além de economizar, a partir de agora consegue ter mais autonomia na manutenção básica de alguns equipamentos. “Durante as aulas, quando desmontamos as máquinas, descobri que o carburador da motosserra era igual ao da roçadeira. Graças a isso, consegui consertar”, relembrou.
Essa não foi a primeira experiência de Filemom com os cursos profissionalizantes do Sistema Faemg Senar. Ele já participou de outras oportunidades, mas garantiu que a “preferida foi a trabalhar com as motosserras”. “Gostei tanto que acabei comprando uma”, disse animado.
O participante contou que durante as aulas “o instrutor ensinou as posições corretas e adequadas para trabalhar, além dos dispositivos de segurança da máquina que, às vezes, são deixados de lado no momento do uso”.
O aluno mais jovem da turma, Vitor Macedo, se destacou com um rendimento de 93% na conclusão do curso. Para ele, “a segurança foi um ponto importante do aprendizado e o professor foi excelente”. “É como dizem: ele sabia o que estava fazendo! Esteve 100% focado na turma e orientou em todos os momentos de erro. Isso foi crucial”.
Comentários